Dia de churras é sempre de alegria e festa para quem gosta de curtir a vida com mais refrescância, deixar o carvão na brasa e celebrar com todos: amantes de costelinha, vegetarianos e veganos.
uco refrescante e saudável combina tanto com o verão, não é mesmo? Além do bem-estar que dá, a sua saúde e o seu corpinho agradecem! Sem contar que há frutas para todos os gostos.
Hálito fresco é tudo de bom. Pra você, pra aquele primeiro encontro, pra aquela paquera no rolê de sexta...
Cuidar dos dentes da forma correta transforma qualquer sorriso em um verdadeiro destaque! E não é só sobre estética, viu? Uma boca saudável deixa qualquer pessoa mais confiante e pronta pra esbanjar charme.
Com as estratégias certas, você pode manter a saúde bucal no capricho. Então, bora descobrir dicas certeiras pra arrasar no sorrisão!
Na hora de cuidar dos dentes, a escovação é o primeiro passo e o mais importante de todos! Afinal, ela ajuda a remover a placa bacteriana, que causa cárie e inflamação na gengiva.
Mas só escovar os dentes com calma e dedicação não é suficiente. Você precisa adotar outros truques para manter o sorriso sempre no ponto. Descubra a seguir quais atitudes ajudam a cuidar da saúde dos dentes!
Escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia é aquele macete básico, mas super eficaz, pra garantir que o sorriso fique sempre saudável.
Pela manhã, a escova tira a sujeira que se acumula enquanto você dorme. À noite, é hora de dar adeus aos restos de comida e à placa bacteriana que podem se acumular ao longo do dia. Isso já dá aquele help pra evitar cárie e mau hálito.
Agora, se rolar uma escovada à tarde, melhor ainda! Assim, você reforça a proteção do seu sorriso e impede que a sujeira fique atacando os seus dentes.
Outra dica certeira sobre como cuidar dos dentes é escolher uma escova de cerdas macias. Ela é a melhor opção porque limpa sem machucar o esmalte ou irritar a gengiva.
A escovação não precisa ser corrida, e a técnica faz toda a diferença. Saca só como dar aquele capricho na limpeza:
O fio dental e o enxaguante também são amigos do sorriso brilhante e do hálito fresco! Então, se liga nesse passo a passo:
pegue um pedaço de fio dental de cerca de 40 cm e enrole nas pontas dos dedos;
passe o fio entre os dentes, fazendo um movimento suave para cima e para baixo;
limpe também ao redor da gengiva, onde a escova não alcança, pra garantir que tudo fique impecável;
evite "puxar" o fio com muita força, pra não machucar a gengiva.
Depois de passar o fio dental, finalize com um enxaguante bucal sem álcool, pra não ressecar a boca. Ele vai complementar a limpeza e deixar a boca refrescante, com aquele hálito top!
Só não vale exagerar, hein? Bocheche por 30 segundos, com cerca de 20 ml do produto (uma tampinha do frasco). Ah, e nada de enxaguar com água, nem comer ou beber por uns 30 minutos, combinado?
Tem uns alimentos e bebidas que são os verdadeiros vilões, podendo causar cáries, manchas e até danificar o esmalte dos dentes. Se liga nesses inimigos do sorriso:
doces e balas: o açúcar vira festinha para as bactérias, e aí, já sabe, né? Cáries à vista;
refrigerantes e bebidas açucaradas: têm açúcar e ácidos que enfraquecem o esmalte dos dentes;
alimentos ácidos: frutas cítricas e vinagre, se exagerar, podem desgastar o esmalte;
café e chá: mancham os dentes com o tempo.
Além de evitar os vilões, que tal caprichar nos alimentos que ajudam a manter o sorriso saudável? Maçã, cenoura, queijo e iogurte natural são alguns “amigos” da boca. Afinal, eles fortalecem os dentes e ainda refrescam o hálito!
Beber água é um truque simples, mas que faz toda a diferença quando o papo é como cuidar bem dos dentes! Ela ajuda a dar aquela enxaguada na boca e a tirar os restos de comida que sobraram, sem contar que ainda hidrata.
E tem mais: a água faz a saliva funcionar direitinho, neutralizando os ácidos e evitando cáries. E se não der pra escovar os dentes depois de comer, só mandar um gole de água já é um baita socorro!
Isso porque ela diminui a concentração de açúcar e acidez na boca, reduzindo o "estrago" que esses elementos podem causar nos seus dentes até a próxima escovação.
Os dentes não foram feitos pra virar ferramenta, ok? Evite usá-los pra abrir embalagem, garrafinha de refrigerante ou até quebrar alimentos duros.
Essa dica é especialmente útil se você quer aprender como cuidar bem dos dentes com aparelho. Neste caso, a atenção tem que ser redobrada!
Forçar os dentes dessa maneira pode estragar o esmalte e até causar fraturas, e aí você pode precisar de umas visitas extras ao dentista!
Já fez aquela visitinha ao dentista ultimamente? Porque cuidar da saúde bucal vai além da escovação diária. O dentista é o parceiro ideal pra garantir que está tudo nos trinques e evitar perrengues lá na frente.
O ideal é fazer essa visita a cada 6 meses. Mas, se você tem alguma condição de saúde que exige mais atenção, como diabetes ou uma propensão maior a cáries, o tempo entre as consultas pode ser menor. Então, bora agendar um check-up agora?
Assim, fica mais fácil aprender como cuidar melhor dos dentes e manter o sorriso sempre saudável. E pra dar aquele up na limpeza, que tal aproveitar a vibe refrescante do creme dental Sorriso Tripla Limpeza Completa?
Ele tem proteção anticáries, ação branqueadora e sabor mentolado, que dá aquele frescor no hálito e limpa direitinho, enquanto cuida dos dentes e gengiva. Experimente e sinta um gostinho top de limpeza!
O risco de problemas como cárie, gengivite e mau hálito aumenta. Com o tempo, podem surgir consequências mais graves, como a perda de dentes e complicações na saúde bucal. Por isso, é super importante manter a rotina de cuidados e fazer visitas regulares ao dentista.
Evite alimentos e bebidas que mancham, como café e vinho tinto. Mantenha uma boa higiene bucal, com escovação pelo menos duas vezes ao dia, uso de fio dental e enxaguante. Se for o caso, consulte o dentista para saber sobre tratamentos de clareamento.
Alimentos ricos em cálcio, como leite, queijo e iogurte, ajudam a fortalecer os dentes. Usar creme dental com flúor também contribui para a saúde dental. Além disso, uma boa higiene bucal e visitas regulares ao dentista são essenciais.